Valentine's Day e Dia da Amizade

Por Maurício Velho

Ah! Dia 14, o dia perfeito para, abraçar e beijar quem você ama, - Se ama mesmo deve abraçar e beijar todos os dias, mas em especial hoje -  dia perfeito para encontrar aquele amigo perdido na sua lista de contatos e dizer que sente saudades. Um ‘estou com saudades’ repentino alegraria o dia dele, eu aposto! O dia perfeito para sentir amor e carinho por pessoas queridas.


14 de fevereiro é comemorado tanto o Valentine’s day (que é o dia dos namorados) principalmente nos Estados Unidos, quanto o dia da amizade no Brasil. Existem quilos de historias por trás desse dia, mas não é por isso que estamos aqui, deixemos o bispo Valentin quieto no seu canto.

Às vezes, é difícil diferenciar amor e amizade. Na verdade é difícil definir amor e amizade. Durante sua jornada de vida, você disse que amava certas pessoas, mas que hoje olhando pra trás, vê que nunca amou de verdade. O que é amor? 

Durante sua jornada de vida, você já disse que certas pessoas eram suas amigas de verdade, mas no primeiro afastamento, perderam contato. O que é amizade?

Reflita: o que sentimos seria a pura teoria de sentimentos base? Ou seria uma visão distorcida dos sentimentos impostos a nós pelos livros, internet, TV.

São histórias e mais histórias de amor que conhecemos, desde os tempos mais antigos, desde “Romeu e Julieta” de Shakespeare(que eu recomendo a leitura) até a atualidade como John Green (que eu recomendo “Quem é você Alasca?”) Nicholas Sparks e David Nicholls. Formam pilhas de amor em papel que é devorado pelos corações mais ávidos por sentimentos.

O “amor” é uma euforia controlada, um calor constante no peito, que nunca mais irá te fazer sentir sozinho novamente, mas e a amizade? Quantos livros são escritos sobre ela? “O Pequeno Príncipe”? Apenas? Conhece algum? 

Certa vez eu li num livro sobre a amizade verdadeira entre um homem e um gato, a história gira em torno de Antônio Martiniano, jornalista e escritor afundado na lama do mundo. A narrativa é contada pelo gato. Sim. O gato Ravic, dos olhos-mais-verdes-que-a-mais-verde-das-esmeraldas, que tem sua própria personalidade, um senso de humor engraçadíssimo, e é de acordo com ele, (e quem sou eu para discordar?) estoico, ou seja, aceita os acontecimentos da vida, sem sofrer muito, aceita o seu destino... é um ótimo livro, carregado de amor, amizade, questionamentos sobre a vida, sobre as pessoas, sobre a morte, e críticas diversas. Foi um livro que fez parte do meu crescimento pessoal, então eu recomendo, “O náufrago que ri” de Rogerio Menezes.

Como o amor quentinho de um gato, que não posso ter, pois sofro de alergia, eu me despeço de vocês, com um ronrono e com um beijo, espero que amem quem ama vocês, (e também o contrário) e demonstre tudo que você sente pelas pessoas que mais gosta. Reflita sobre a parte filosófica dessa postagem, quem são seus amigos? Quem você realmente amou? Um beijo a todos os leitores.



Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »